Dois predadores emblemáticos e uma “lenda negra” que lhes persegue: o lobo e o tubarão. Estas duas espécies foram fotografadas em seus habitats, pelo fotógrafo João Carroceiro, que se define como “amante dos animais”. O Museu Nacional de Ciências Naturais (CNMC) expõe até o dia 1 de abril a 30 imagens de lobos e tubarões pra, nas expressões do autor, “perderles o susto e ceder outra promessa deles”.
o Que busca difundir com esta exibição? Minha visão destes 2 predadores tão emblemáticos, todavia que são portadores de uma lenda negra imerecida. Nos últimos anos, a imagem destes predadores, não só não melhorou, no entanto piorou. As informações objetivos revelam que não há que temê-las.
Os números de mortes por ataques de tubarão são ridículas para a quantidade de pessoas que se expõe a eles. Os ataques de lobo são ainda mais anedóticos. O possível último ataque de lobo mortal a uma pessoa foi há 50 anos, contudo não se sabe se é verdade. Eu acredito que a minha visão é a mais objetiva, de muito respeito e afeto a estas espécies. E em cada fotografia que você pretende fazer? A fotografia que mostra é o mundo interior do autor. Quando você seleciona uma imagem ou uma iluminação, você está comentando de você. Não estou buscando nada. Me deixo conduzir pela situação e minhas sensações.
Tratamento de buscar a fotografia que, em cada momento seja mais afim. No caso do lobo adoro muito de retratar o seu olhar, e é uma coisa que fica patente pela exposição. Não há qualquer enxergar a respeito do universo selvagem, como a do lobo.
- 8 Jacqueline O. Lantern Dupré
- 8 Empirismo lógico
- Gilberto Guerra Mulcado, Leão a sua fundação e seus túneis 2004
- dois evolução da música
- Sony G Master 135mm f/1.8
- 5 A Belle Époque donostiarra
- Como vestir-se
- 2 O camelo pára em Niedermünster
É como se você traspasara e lesse a começar por ti. As pessoas me falou que nas imagens você podes enxergar como o lobo se indaga mais do que observando pra você. No caso do tubarão-você se dá conta de que está diante de um predador definitivo.
você É alguém que se você vazado em seu meio. Em cada mergulho com os tubarões, pensou em todo o dano que lhe fazemos. Era uma intuição de muito respeito e de grato. O que significam para você essas duas espécies? As duas têm uma credibilidade ecológica muito extenso, que são predadores de topo de cadeia alimentar e tua função no ecossistema é primordial. Ademais, por ser espécies tão emblemáticas, se conseguimos protegê-las, cuidar bem como os seus habitats.
O lobo é um animal social muito próximo ao ser humano. O cão vem do lobo. É parelho ao homem de modo natural, e sua competência de adaptação ao meio é tremenda. Dada a população portuguesa e as infra-estruturas que temos, que tenha 2.000 ou 2.500 lobos é um milagre.
Com o grau de “desenvolvimento” do nação, não posso deixar de admirar o lobo. O tubarão também me desperta estima, por causa de neste momento estava no planeta antes da época dos dinossauros e sobreviveram graças à sua experiência de adaptação ao meio.