O Que Acontece Se O Governo Se Demite?

O pedido de demissão de Pedro Sánchez, secretário-geral do PSOE, reclamou nesta quinta-feira ao presidente do Governo, Mariano Rajoy, poderia pilotar a um novo impasse político, dada a complexa aritmética parlamentar existente. Com o voto em prol, divulgado pelo PNV o líder do PSOE tem a maioria necessária pra ser presidente.

Só poderia evitar uma demissão de Rajoy. Se o chefe do Governo optasse por demitir-se, em primeiro recinto, os advogados devem interpretar esta situação inédita, uma vez que nem ao menos o fundamento do Congresso, nem ao menos a Constituição prevêem, em que casos podes decair de uma moção de censura.

Esse Executivo seria incapaz de agir de qualquer forma que possa dirigir o método pra um novo pleito, que, no caso de uma demissão do presidente seria a saída lógica. A Lei do Governo prevê retira a universidade de convocar eleições para qualquer governo que está em funções, por causa de não podes “sugerir ao Rei a dissolução de cada das Câmaras, ou das Cortes Gerais”. Este candidato podes ser alheio ao Congresso e, desta maneira, ter o caráter independente que nos últimos dias vêm reivindicando Cidadãos primeiro e Podemos depois para desencallar a circunstância a partir de uma nova moção de censura instrumental.

  • Francisco Martínez Pernas
  • O príncipe Florencio
  • O Ibex pede ‘um pacto urgente’ de Governo para evitar ‘freio do emprego’
  • Fortes, senhor presidente

Mas isso resultaria em sérias problemas práticos, entre eles, a alternativa do resto dos membros do Governo, ou tua própria perícia para conduzir as rédeas de um nação com uma decadência constitucional aberta pelo estímulo independentista catalão. Não obstante, nem ao menos a Constituição nem sequer o regulamento determina um tempo máximo para esse modo que poderia dirigir a um bloqueio político se nenhum nome conseguir o suporte suficiente dos grupos parlamentares. Se existisse um suporte majoritário em torno de um candidato, o Rei culminariam teu nome ao presidente do Congresso, Ana Pastor. A demissão de Rajoy abre, além disso, outra incógnita, apesar de de pequeno calado. Trata-Se do destino da moção de censura nesse caso.

Nenhum dos parágrafos da Constituição e o fundamento do Congresso explicam os casos em que esta poderia decair e não há nem sequer precedentes jurídicos. A exmagistrada e porta-voz do PSOE, Margarida Carvalho, adiantou ontem que procede e, obviamente, o senso comum se-ia por esse significado, mas não existe tal regulação.

Dezoito de julho: O banco de investimento Bear Stearns divulgou que não vai receber dinheiro de seus investimentos em dois de seus hedge funds depois que os outros bancos se recusaram a ajudá-los. Alguns dos mercados bolsistas europeus caíram: o CAC40 perdeu 1,sessenta e nove % e baixou em torno de 6000 pontos. Em Londres, o índice Footsie perdeu 1,trinta e oito % em 6567 pontos. Dezenove de julho: Em Nova York, o Dow Jones quebrou um recorde em mais de quatrorze 000 pontos, e em mercados de ações foi tudo plena euforia.

O FED estimou em até 72 000 milhões de euros as perdas de hipotecas de alto risco. Vince e seis de julho: Wall Street perdeu 2,26 %, a Bolsa de valores de Londres, 3,quinze %, a bolsa de Frankfurt, 2,trinta e nove %, a bolsa de Paris, 2,78% e, finalmente, a bolsa de Tóquio perdeu 2,36 % no dia seguinte.

de um de agosto: os mercados de ações europeus perderam 2 %. Na Austrália, o Macquarie Bank haviam calculado perdas de até 258 milhões de dólares para 2 de seus fundos. Em os EUA. Nos EUA, American Home Mortgage, um corpo de financiamento de hipotecas, não estava em condições de pagar 300 milhões de dólares que você deve. Seis de agosto: a American Home Mortgage, Home Bank e o First Magnus Financial quebraram.