�Quantas vezes nos são regañado na hora de ingerir? Se há um campo rico em mitos e desinformação, este é o da nutrição. Como Comer menos vezes e de forma mais saudável ou fazê-lo de modo espaçada e frugal? A polêmica está servida. Fio assim sendo, o argumento faz muito sentido.
Mas qual é a verdade em tudo isso? Se atendemos à evidência científica nos deparamos com estudos que sinalizam que sim, que consumir mais vezes ao dia está associado a perder gordura. Mas assim como encontramos outros que não encontram conexão entre uma coisa e outra.
- A farinha de aveia (que seja integral!)
- Voltam Jaime e Ighalo; não chega Floro Flores
- 13 Aburto N, thesis, in preparation
- 2 Reações 2.Um Combustão
- Em Antepie Material: 8-12º
- 2008: Odyssey, em 2007, na Telefé
Mesmo nós desejamos vir acima com um numeroso contingente de estudos que demonstram que ingerir mais vezes podes ser associada com a obesidade. Então, quem tem a razão? A resposta não é acessível (como nada em nutrição). Estas conclusões podem parecer diferentes mostram, na verdade, a diversidade de fatores que afetam este tipo de estudos: a idade, o sexo, o tipo de atividade física diária ou o tipo de ingestão.
Para nutricionistas como João Revenga a resposta é que, ainda sim, existe evidência de que ingerir mais vezes ao dia podes auxiliar a controlar o apetite, isto não indica que seja associada à perda de gordura. Bem mais sério é o que comemos ou o exercício que realizamos. Embora isto pareça óbvio, de acordo com os estudos, estes fatores são cruciais na hora de definir as refeições que precisamos fazer ao longo do dia.
É primordial, dizem muitos especialistas, compartilhar adequadamente os alimentos de acordo com as refeições que fazemos. E ainda mais sério é ser conscientes e coerentes com estas entradas. De nada adianta consumir 5, 3 ou 9 vezes por dia, se os alimentos não são saudáveis. Em suma, por que o tal de consumir 5 refeições por dia é um mito?
Porque não é verdade por si só. É bem mais significativo do que vamos consumir que quando vamos fazê-lo (isto é, em quantas vezes), e não nos servirá de nada se não aprendemos a ingerir adequadamente ou acompanhamos a dieta e o exercício. Um dos truques mais cacareado pra perder gordura consiste em utilizar um prato pra auxiliar a comida.