A economia doméstica é um nanico habitat em que as famílias sejam do tipo que forem e independentemente do número de participantes – entram, economizar, gastar, investir e trocam. Em suma, ganham e perdem. Fazem quase todos os dias. O maior ou menor controle da economia familiar depende, em sensacional proporção, de teu conhecimento de índices financeiros. Porque, nos querer mais ou menos, entretanto todos nós somos diretores financeiros.
Não só em potência, porém também pela prática. Do latim ratio, cálculo ou causa. Os índices são ferramentas que utilizam os analistas financeiros pra medir o estado das contas de cada unidade econômica, seja uma organização, um estado ou um lar.
Saber quais são e como se obtém é importante pra garantir uma óptima gestão de recursos que garanta a subsistência dessa pequena economia e seu avanço. Esse cálculo permitirá conservar o equilíbrio entre, tais como, a curva de custos e receitas, sempre que conseguimos satisfazer as nossas necessidades. O que são e pra que servem? Se o dado é poder, os índices são os mensageiros mais confiáveis. Desta forma, não servem apenas para fazer a imagem finish de nossas contas.
- Francisco Martínez Sánchez
- UICEL.- Universidade ICEL
- 4 Classificação da despesa, do ponto de vista macroeconômico
- Conferir condecorações, nos termos da lei
A partir desse estatuto, os índices financeiros acordados parâmetros que ajudam a dominar as circunstâncias conjunturais e antecipar uma possível melhoria. Efetivamente, todos nós realizamos definidos exercícios de cálculo no momento em que nos colocamos renovar o veículo ou encaminhar-se de férias. Analisamos, simplesmente, se o que temos é mais do que precisamos.
Consciente ou inconscientemente, neste momento estamos calculando um tipo de conexão. Moradia, habitação, alimentação, educação, combustível, compras, férias… São áreas que necessitam ser controladas de modo conjunta para marcar prioridades e impedir dores de cabeça ao final do mês. A vasto maioria de famílias ou unidades familiares domina a quanto sobe a tua hipoteca ou aluguel, quanto custam os estudos de seus filhos ou o gasto médio que destina a cada mês em alimentação.
mas, muito poucas sabem avaliar, de modo objectiva. Um índice é uma relação ou relação entre duas grandezas. Por exemplo, o índice de produtividade de uma organização relaciona as horas que investe um trabalhador no seu posto de trabalho com os lucros, ou resultados originados pelo mesmo.
“Os índices fornecem dicas em termos relativos e não absolutos. De modo isolada não servem quase pra nada”, aponta Hotel Amador, professor da Universidade à Distância de Madrid, e adiciona: “Há tantos índices como sejamos capazes de sonhar. Dessa maneira há que buscar aqueles que nos servem”. Este índice aponta se os ativos mais líquidos, os ativos circulantes, são suficientes para fazer face às obrigações mais iminentes. Ou melhor, mede a know-how que temos de responder as nossas dívidas ou obrigações a curto tempo.