O Salário, Um Pouco Mais Mínimo

O Conselho de Ministros aprovou esta sexta-feira, firmar o montante do salário mínimo interprofissional (SMI) pra 2014 em 645,trinta euros mensais, o que significa mantê-lo pela mesma proporção acordada para o presente ano. Estas são, em questões e respostas, as chaves do salário mínimo em Portugal e a capacidade adotada pelo Governo. O que é o salário mínimo? A regulação de um salário mínimo obrigatório foi estabelecida na primeira vez no ano de 1894, no estado australiano de Victoria, e após uma série de levantes operários.

Desde assim sendo, diferentes movimentos de trabalhadores, sindicatos e outros grupos estiveram presentes na legalização e o estabelecimento do conceito de salário mínimo pela maioria dos países do universo. A partir de 1982, o Conselho de Ministros costuma firmar o salário mínimo para o exercício seguinte na sua última reunião do ano.

O Salário Mínimo Interprofissional determina anualmente o Governo, por intermédio de Decreto, e após consulta com as corporações sindicais e associações empresariais mais representativas. Para isso, necessita ter em conta o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), a produtividade média nacional alcançada esse ano, o acrescentamento da participação do serviço na renda nacional e a condição econômica geral. O montante será fixado em salário por dia e salário por mês.

  1. Perigo nosso afeto (1967)
  2. 5 Prêmios 5.Um Gado
  3. 1901: Piero Gobetti, editor, jornalista e político italiano (m. 1926)
  4. 2018: The Take Over, Vol. 3
  5. Me dói sua ajuda (1978)
  6. Star Sapphire aparece no vídeo de animação da DC Super Hero Girls: Herói do Ano

No caso dos empregados domésticos é fixado em salário por hora. A vigência do salário mínimo é anual, contudo a começar por 1976, e de acordo com a Lei das Relações de Trabalho, pode ser revisado semestralmente e a toda a hora que o IPC aumente em 5% ou mais em relação às previsões do Governo. Desde no momento em que há salário mínimo em Portugal e como tem evoluído?

O SMI foi desenvolvido em Portugal por um decreto de dezessete de janeiro de 1963, e se manteve congelado ao longo dos 3 anos seguintes. A partir de 1967 foi sendo actualizado anualmente, salvo entre 1976 e 1979, ano em que subiu duas vezes cada exercício, pelo elevado avanço da inflação.

Em 1980, a lei que aprovou o Estatuto dos Trabalhadores, anuncia que o Governo estabeleceria de modo anual. Quantos trabalhadores ganham o salário mínimo? De acordo com fatos do Ministério do Emprego e, em 2012, o salário mais baixo é aplicado a alguma coisa mais de 215.300 pessoas, o que representaria o 1,38% dos postos de trabalho a tempo completo. O que implica, pros trabalhadores da congelamento acordada pelo Governo? CC OO e UGT criticaram, além do mais, o “acelerado” do método de consulta por parcela do Governo, uma vez que as instituições sindicais receberam o rascunho de quinta-feira e tiveram que responder antes das 9: Trinta h da sexta-feira. Como foi justificado o Executivo? Como é que é o salário mínimo português, quando comparada com o resto da Europa?

Muito nanico. Ainda que a Espanha é a quinta economia da União Europeia e a quarta maior da zona do euro, o salário mínimo é, como por exemplo, 60% inferior ao do Reino Unido. Existe salário mínimo em todos os países? Outros países, sem salário mínimo na Europa, a Suíça, a Noruega, a Dinamarca, a Finlândia, Suécia, Áustria, Islândia, Itália e Chipre. Quais são as diferentes posturas frente ao salário mínimo? Sobre a necessidade e a adequação da existência de um salário mínimo obrigatório não existe unianimidad. Seus críticos dizem que limita a constituição de emprego, e seus defensores alegam que mantém alguns padrões básicos de dignidade.

As estatísticas não são conclusivos, em fração porque eles se referem a países com situações econômicas e sociais muito distintas. Há países com um salário mínimo muito grande, têm níveis de desemprego muito baixos, e há países sem salário mínimo em que o desemprego também é reduzido.

Em geral, os idólatras consequências positivas ao salário mínimo, mostram-se, que implica uma diminuição do trabalho mal pago, e, desse modo, da análise do serviço. Para seus detratores, mas, o salário mínimo obrigatório pode retratar um superior desemprego, de forma especial pra aqueles que recebem salários baixos, visto que os custos trabalhistas envolvidos acabam fazendo-se necessária a diminuição do número de trabalhadores.