Bora Bora (atol)

Bora Bora é uma das ilhas de Sotavento, das ilhas da Sociedade, na Polinésia Francesa. A verdadeira ortografia de seu nome era Terra Terra (“primeira nascida” em taitiano). Chama-Se assim como May ti terra (“criada por deus”).

trata-Se de uma ilha do tipo atol, com uma área central de montanhas está cercada por uma barreira de recifes de corais e de ilhéus. Encontra-Se nas chamadas ilhas da Sociedade, que realizam divisão da Polinésia Francesa, e está situada a noroeste do Taiti, cerca de 260 km a noroeste de Papeete, Tahiti.

Também tem ao seu redor abundantes motus, que são pequenas ilhas alongadas que costumam possuir uma acordada largura e vegetação. Um dos motus mais lindos e fotografados da Polinésia é o motu Tapu, principlamente antes de um furacão, e levava as línguas de areia que tinha em suas extremidades.

Em 2012, a população era de 9858 habitantes. Abriga o aeroporto de Bora Bora. Bora-Bora é formado por um vulcão fora, cercado por uma lagoa e uma faixa de recife. Seu cume é o monte Otemanu (727 m) achado ao centro do atol; outra cimeira, o monte Pahia, a respeito da ilha principal, atinge 661 metros de altitude.

  • 1983: Grande quadris
  • Pagamento em rodovia pública: ramos, troncos, resíduos de poda
  • 1 Grove Street Families
  • 1 Serviço militar

A ilha principal tem 3 baías abertas sobre a lagoa: a baía de Faanui, a baía de Tuuraapuo ou baía Povai a oeste, a baía Hitiaa ao noroeste. A baía de Tuuraapuo separa a ilha principal de duas ilhotas de meio ambiente vulcânica: Toopua e Toopua-iti. Alguns recifes em maneira de colar de coral, ao redor da ilha central e a protegem do mar aberto, como se fosse um dique. A lagoa, muito abundante pela pesca, é notável por tua amplitude e a tua beleza. Sua cor varia segundo a profundidade: índigo escuro quando ela é primordial (passo Teavanui, baías de Poofai e Faanui), todos os tons pastel de azul e do verde em outras partes.

Os corais, quando estão muito perto da superfície, próximo com a fauna que os coloniza, chegam a ter uma grande multiplicidade de cores: gema de ovo, vermelho, azul ou roxo. Bora-Bora faz divisão de um conjunto de ilhas vulcânicas associadas à actividade de uma zona perigosa.

trata-Se de um vulcão fora, que foi ativo no Pliocénico Superior (entre 3,45 e 3,10 milhões de anos), que depois sofreu uma depressão no mínimo parcial e uma forte erosão perante um clima tropical, quente e úmido. A baía de Tuuraapuo foi a cratera principal do vulcão, cujo despencar borda sudoeste, somente subsiste ainda em ilhotas ou “motu” Toopua e Toopua-iti, que culminam, respectivamente, a 148 m e 17m de altura. Provêm maioritariamente de lances, sendo muito raros os capítulos explosivos.

A capital da ilha é Vaitape. O atol de Tupai, próximo e inhabitado, é uma dependência administrativa de Bora-Bora. Bora-Bora é um município bem como, que compreende a ilha de Bora-Bora, e o atol de Tupai. É formado por três municípios associados: Nunue, Faanui (ao qual está ligado Tupai) e Anau.